Estava eu, Pity, sentindo uma falsa tranquilidade, trabalhando naquela tarde de quarta, quando derepente recebo um telefonema.
Era a funcionária do câmbio do
Bradesco (que se chama Andressa) me informando que havia um problema com a minha transferência bancária.
Eu fiz uma transferência bancária para a escola onde eu vou estudar em Londres. Péssima idéia a se julgar pelo preço da transação (50 dólares) e demora de entrega, sem mencionar todos os outros pepinos que podem acontecer quando uma certa quantia de dinheiro é mandada de um lugar para o outro e tem que passar por vários bancos.
Fiquei estremamente assustada com as informações que recebi da Andressa. Ela me disse que o banco HSBC lá de Londres recusou o meu dinheiro, e não deu nenhum motivo para isso. Mas esse não era o único problema. Além de recusar o dinheiro eles fizeram o que se espera de um banco: cobraram taxas! Ficaram com parte do dinheiro para pagar as despesas de envio do mesmo de volta para o Brasil.
Caraca, que interessante! Eles não fizeram nada do que eu pedi e ainda cobraram para me dizer que não conseguiram. Daí então recebi de volta o meu dinheiro subtraído de 37 libras.
A Andressa, muito atenciosa, me deu todas as informações necessárias e pediu que eu entrasse em contato com a escola para que eles confirmassem as informações e dissessem qual o problema. Foi o que eu fiz.
A mulher simpática que é meu contato na escola (a qual vamos nos referir aqui como
Maria), falou que não existe esse negócio de banco recusar dinheiro, que o problema é das pessoas no Brasil, que todo mundo aqui é burro e não sabe enviar dinheiro. Detalhe: ela é brasileira.
Fui ao banco, busquei todos os documentos sobre a transferência do dinheiro e vou enviar via fax para a escola para que eles possam avaliar junto ao HSBC qual foi o problema. Isso se a agradável
Maria for boazinha, senão ela cancela a minha matrícula e pronto.
Bom, estou bem paciente para resolver esse problema... mas alguém vai ter que me pagar as 37 libras! Não sei se o banco daqui ou o banco de lá, nem me interessa... mas o erro não foi meu e alguém terá que pagar por isso pra mim!
Ao menos os documentos de confirmação de matrícula já foram enviados, e o visto requisitado. Ao menos isso.